terça-feira, 20 de setembro de 2011

Narrativas Serigráficas do Projeto Circular na Sala Negra do IAB

Exposição fica em cartaz até o dia 28 de setembro




Encontro com os artistas será no dia 24 de setembro



encontro com os artistas integrantes da exposição Narrativas Serigráficas do Projeto Circular  será realizado no dia 24 de setembro de 2011, no Instituto de Arquitetos do Brasil-IAB, em Porto Alegre.
Segundo Carmem Salzar, o encontro com os artistas tem como objetivo compartilhar o processo criativo e desenvolvimento do mesmo por parte dos artistas e a troca de experiências com o público em geral, propiciando a aproximação com a arte.
Realizada pelo curso de Artes Visuais da Feevale, Narrativas Serigráficas do Projeto Circular  está em cartazna Sala Negra da Galeria Espaço Cultural do IAB, e reúne obras de professores, alunos,  ex-alunos e artistas convidados, entre eles estão: Carlos Krauz,  Carmem Salazar, Alexandre Eckert, Lurdi Blauth, Anita Porto,Mara Caruso, Sabrina Blaschke e Vera Wild. A exposição fica em cartaz até o dia 28 de setembro, com visitação de segundas às sextas, da 9 às 19 horas. 

Para Carlos Krauz, um dos artistas convidados,  que participa com uma obra produzida no início de sua carreira, em 1983, Narrativas Serigráficas é um ponto de encontro e de auto-encontro.   “Esta exposição me permite rever este período de minha produção e colocá-lo em diálogo com artistas que hoje iniciam suas carreiras. Ela é uma oportunidade para que possamos ver, lado-a-lado, “inícios”, pois é a primeira vez que esta obra é mostrada publicamente. E, ainda que isolada, ela aponta algumas coisas que ainda hoje me ocupam, como o uso de letras e do campo de cor”, explica. 

Carmem Salazar, que integra a exposição com POEMAGEM, trabalho que conquistou Menção Honrosa no 1º Prêmio Ibema Gravura-Curitiba em  2011, diz que a importância de participar da exposição Narrativas Serigráficas está em difundir a prática da serigrafia como técnica de impressão por meio da associação a um pensamento poético na produção artística contemporânea em artes visuais,  bem como vincularesta modalidade de gravura a outros meios de representação como a fotografia, a pintura, o objeto ou o livro de artista numa intersecção entre linguagens.
“POEMAGEM faz parte da minha produção em pesquisas  e experimentações com a palavra como texto imagem, fotografia, intervenções no espaço, poemas objeto e poesia visual e é uma das   edições de uma série que produzi na disciplina de serigrafia do Curso de Artes Visuais da Universidade Feevale para a primeira ação do
Projeto Circular, em 2008,  com a qual  vim a ser premiada com Menção Honrosa, entre 120 estudantes da área de artes gráficas de todo país, no 1º Prêmio Ibema Gravura / Curitiba, 2011”, informa.

Narrativas Serigráficas e o Projeto Circular
A mostra apresenta a produção recente dos participantes do Projeto Circular, coletivo de arte da disciplina de Gravura II – Serigrafia do Curso de artes Visuais –Bacharelado e Licenciatura da Universidade Feevale  e artistas convidados, reunindo as pesquisas na serigrafia e seus contatos e aproximações com os processos da gravura em metal e do stencil, assim como as áreas do desenho, da pintura e da escultura.
O Projeto Circular iniciou suas atividades em 2008, como um projeto de ação coletiva em arte da disciplina de GRAVURA II - SERIGRAFIA do Curso de Graduação em Artes Visuais da Universidade Feevale. No ano de 2010, ampliou suas ações também como um Projeto de Ensino desta disciplina. Tendo como ponto de partida o material serigráfico, atua como um espaço de questionamento das técnicas e suportes tradicionais da gravura, participando de exposições coletivas e convocatórias de arte no Brasil e em diversos países, como: Itália, Espanha, Inglaterra e Grécia, nas categorias do livro de artista, do álbum de gravura, da arte postal - Mail Art, de adesivos - Sticker Art e lambes. Nestes quatro anos de atuação, participou da 2ª e 3ª Bienais B Porto Alegre, em 2009 e 2010, respectivamente. Participou, também, da Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão da Universidade Feevale, recebendo, em 2011, prêmio como Destaque da área Cultura na modalidade Mostra de Extensão. Todos os trabalhos realizados para estas exposições de arte são produzidos no Atelier 1A, 1B e Atelier 2 do Câmpus I, reunindo alunos, ex-alunos, professores e artistas colaboradores dos Cursos de Artes.


NARRATIVAS SERIGRÁFICAS DO PROJETO CIRCULAR
ENCONTRO COM OS ARTISTAS
Dia 24 de setembro de 2011 – 14h30min – entrada franca
Instituto dos Arquitetos do Brasil – Porto Alegre
Rua General Canabarro, 363 – Centro Histórico – Porto Alegre
Artistas integrantes da exposição
Alexandra Eckert, Ana Paula Cardoso, Anita Porto, Carmem Salazar, Claudete Mattos, Fabiano Mendes, Fernanda de Christo, Guta Koch, Janaísa Galzer, Lippert, Mara Wunder, Neuvald, Sabrina Blaschke, Vera Wild e Walesca Timmen.
Artistas convidados da exposição
Carlos Krauz, Lurdi Blauth e Mara Caruso
Horário de visitação
Segundas às sextas – das  9 às 19 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário