terça-feira, 13 de setembro de 2011

MusiCâmara apresenta recital de Contrabaixo

"Densas harmonias do estilo romântico, ligadas a bi-polares construções de fraseado e ritmo que perduram do início ao fim do primeiro movimento"


   No dia 16 de setembro, em São Leopoldo, acontece a apresentação do recital que o contrabaixista Alexandre Ritter -acompanhado pelo pianista italiano  Mauro Ronca - vai apresentar no Projeto MusiCâmara.
    Entre as composições do programa, Alexandre destaca a Sonata No. 2 em Mi menor  do compositor e contrabaixista da República Checa, Adolf Mišek (1875 – 1955). “É uma das obras originais para contrabaixo e piano mais intensas e contagiantes que conheço e já toquei; digna do prestígio das sonatas de J. Brahms e C. Franck para violino e piano.  O público será envolvido pelas densas harmonias que o compositor traz do estilo romântico, ligadas a bi-polares construções de fraseado e ritmo que perduram do início ao fim do primeiro movimento”, explica.
    Recém chegado dos Estados Unidos onde cursou doutorado na Universidade da Geórgia, atualmente Alexandre Ritter é professor de Contrabaixo no curso de Extensão em Música da UFRGS. Ritter fez graduação e mestrado na UFRGS e estudou com professores como Milton Masciadri, no Brasil e Petrachi (Itália), integrou o elenco de músicos da Orquestra Unisinos, onde era líder do naipe de contrabaixos, foi professor e coordenador dos cursos de cordas do Projeto Sinos Acorda, além de ter tocado na OSPA.


O Musicâmara
    Pelo segundo ano consecutivo o projeto é formatado para a Lei Federal de Incentivo à Cultura - Rouanet - pela Bis | Cultura e Comunicação. A idealização e
 coordenação artística está a cargo da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos, e é realizado pela  PRESTO – Produções e Promoções Artísticas há quatro anos, em parceria com as Secretarias de Cultura e Educação da Prefeitura de São Leopoldo. 
    Apresenta um diferencial que se constitui no trabalho didático que é feito anteriormente pelos músicos  nas escolas da rede pública municipal de São Leopoldo, com o objetivo de preparar  os alunos  para a melhor compreensão do programa que será executado.

Serviço: 

O quê: Projeto Musicâmara - Recital de Contrabaixo
Quando: 16 de setembro, das 19h30min, na Igreja do Relógio.
Onde: Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro -  São Leopoldo
Quanto: Entrada franca
Informações:
Presto Produções e Promoções Artísticas
Telefones: (51) 3037-7784 e 9278-5967
www.prestosl.com.br
E-mail: contato@prestosl.com.br
Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário