sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dois concertos encerram o ano positivo de projetos importantes na área da música clássica


MUSICÂMARA - 16 de dezembro de 2011, às 19h30min, sexta-feira, Igreja do Relógio | São Leopoldo

O concerto Natalino que será apresentado na Igreja do Relógio no dia 16 de dezembro pelo  Grupo Vocal Mandrialis de Porto Alegre e Madrigal Presto de São Leopoldo vai marcar  o encerramento da temporada 2011 do Projeto MusiCâmara.

Com regência do maestro João Paulo Sefrin, técnica vocal e coordenação artística de Lúcia Passos, no programa do concerto destaca-se a estréia no RS  da obra Natalina O magnum mysterium,  de Morten Lauridsen,  bem como  a interpretação  de outras composições raramente cantadas pelos corais,   entre elas Hodie Christus natus est de Sweelinck  ao lado de canções tradicionais de Natal, oriundas de várias culturas como Natal  (F. Mendelssohn),  Noite Feliz (Franz Gruber)  e Pampa de Luz (Pery Souza e Luiz de Miranda). 

Resultados do Projeto MusiCâmara  em 2011
O Projeto MusiCâmara  realizou 9 concertos de março a novembro deste ano, contando com um público médio de 250 pessoas por concerto, perfazendo o total de 2.250 espectadores. Através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo-SMED,  o Projeto visitou sete  escolas da rede municipal de ensino, atingindo diretamente cerca de 600 estudantes, que assistiram aos concertos no decorrer de 2011.

MusiCâmara  2012 tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
No quinto ano de atividades,  em 2012 o Projeto MusiCâmara conta com o importante apoio do Ministério da Cultura,  por meio da Lei Rouanet, o que  possibilita a captação de recursos através do Imposto de Renda, nas modalidades de Pessoa Física e/ou jurídica. Os leopoldenses estão convidados a colaborar com o MusiCâmara e,  desta forma,  estarão incentivando a cultura em São Leopoldo.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA FUNDARTE - 18 de dezembro de 2011, domingo,Catedral Metodista de Porto Alegre (Rua Duque de Caxias, 1676 – Centro Histórico)

Agraciada com o prêmio Líderes & Vencedores 2011 na categoria Expressão Cultural, a Orquestra de Câmara Fundarte encerra a temporada de concertos  deste ano  do seu 15º. aniversário no próximo domingo, dia 18, com o concerto Natalino da Série Circuito Musical Comunitário, que será  apresentado na Catedral Metodista de Porto Alegre.

Sob a batuta do maestro Antônio Borges-Cunha, com a participação do Coral da Catedral Metodista de Porto Alegre, tendo como solistas   Jordelei dos Santos (trompete), Rosimari Oliveira (soprano) e Sérgio Santos (barítono), no programa do concerto serão executadas as obras  Divertimento em Ré Maior, K. 136  e Laudate Dominum  (W. A. Mozart), Concerto para Trompete (Joseph Haydn),  Messias  -seleção de árias-  (Georg Friedrich Handel),  Oratório de Noel: Benedictus (Camille Saint-Saens),  Herbstlied e Ich Wolt meine lieb (Felix Mendelssohn), além das canções tradicionais de Natal.

Resultados da programação de 2011
Uma das orquestras brasileiras mais atuantes, em 2011, ano  das comemorações do seu 15º. aniversário, a Orquestra de Câmara Fundarte realizou 54 apresentações, entre os concertos do Projeto  SESI Catedrais e da Série Circuito Musical Comunitário e das montagens do espetáculo Piazzolla Coreografado e da ópera cômica La Serva Padrona –em cartaz há quatro anos-,  perfazendo um público de mais de dez mil espectadores.

O desenvolvimento da programação conta com a parceria do SESI-RS, fundador da orquestra ao lado da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-Fundarte,  e de patrocínios por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário