quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Seminário O DIVÃ E A TELA


Seminário "O divã e a tela"

Assassinato em Gosford Park (2001)
de Robert Altman




Entrada Franca
Dia: 21 de outubro (sexta-feira), 19h
Local: Sede da APPOA (Rua Faria Santos, 258 – Petrópolis)
Coordenação: Enéas de Souza e Robson de Freitas Pereira

            O filme que encerra a programação de 2011 do Seminário O Divã e a Tela oferece um olhar crítico e sagaz da sociedade inglesa dos anos 30. A história de Assassinato em Gosford Park, de Robert Altman, tem como cenário a propriedade rural dosMcCordle, para onde segue um variado grupo de nobres e artistas. Acompanhados de seus criados, eles apostam na perspectiva de um final do semana, que promete caçadas, jantares e generosas doses de mundanismo.
            A união de dois microcosmos – patrões e empregados - seus costumes e comportamentos tão representativos da sociedade da época, revela o quanto eles se assemelham e se diferenciam. A sugestão de um assassinato iminente percorre as cenas e, quando ele acontece, percebe-se que é apenas mais uma referência entre tantas outras em meio a uma convivência em que a alienação e a futilidade se sobressaem, numa tentativa de esconder as profundas modificações que estavam em curso naquele mundo.
            Robert Altman construiu um filme divertido e irônico para falar sobre coisas sérias com a participação de um grande elenco:Michael Gambon, Maggie Smith, Kristin Scott Thomas, Emily Watson, Bob Balaban e Helen Mirren, entre outros.
            Seminário O Divã e a Tela é uma programação mensal da Associação Psicanalítica de Porto Alegre que há sete anos promove o diálogo entre a psicanálise e o cinema. A coordenação é dos psicanalistas Robson de Freitas Pereira e Eneas de Souza, editor da revista Teorema. Mais informações pelo telefone (51) 3333.2140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário