segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mestres da Música Clássica | Encontro com Rossini


São Leopoldo, Canoas, Caxias do Sul, Montenegro, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Gramado são as cidades contempladas com a série de concertos “Mestres da Música Clássica”. O projeto se inicia no dia 24 de julho e tem apresentações itinerantes até o dia cinco de dezembro (programação completa abaixo). Com o objetivo de divulgar e celebrar a obra de importantes autores do gênero, o projeto terá concertos gratuitos pelo Rio Grande do Sul. Proporcionando o acesso do público à música erudita, evento também visa a formação de público.

“Encontro com Rossini” é a primeira edição da série de concertos e apresenta a obra “Pequena Missa Solene”, de Gioachino Rossini (1792-1868). Essa é a última criação do autor e também considerada uma de suas obras primas. O compositor italiano escreveu 40 óperas entre 1810 e 1829, mas, em 1863, surgiu com essa obra prima, a Pequena Missa Solene, escrita sob encomenda para a consagração da capela privada da Condessa Louise Pillet-Will. Uma composição refinada e exótica que une piano e harmônio às vozes.
Escreveu Rossini: “... Bom Deus, perdoa-me pela seguinte comparação: doze são os apóstolos no célebre afresco pintado por Leonardo e conhecido como a Última Ceia. Entre os teus discípulos, alguns desafinam. Senhor, esteja certo, eu declaro que na minha refeição não haverá nenhum Judas e que os meus cantarão com exatidão e ‘com amore’ os teus louvores e esta pequena composição que é, pobre de mim, o último pecado mortal de minha velhice”.

Para a execução da obra foram reunidos importantes nomes da cena erudita local, sob a regência e direção artística de João Paulo Sefrin. Participam os solistas Angela Diel (mezzo-soprano), Rosemarie Oliveira (soprano), Maicon Cassânego (tenor) e Daniel Germano (baixo-barítono). O espetáculo conta também com o coral Madrigal Presto, Cristina Caparelli ao piano e Alexandre Fritzen no harmônio.

O projeto ganhou circulação no Estado através do edital dos Correios e tem apoio dos órgãos Bohn. Todos os concertos terão entrada franca e serão abertos ao público.

São Leopoldo – dia 24 de julho (sexta), às 20h 
Igreja do Relógio (R. Marquês do Herval, 480 - Centro)

Canoas - dia 26 de julho (domingo), às 19h
La Salle - Capela São José (Av. Victor Barreto, 2288 - Centro)

Caxias do Sul – 2 de agosto (domingo), às 18h15min
Igreja São Pelegrino (Av. Itália, 50 - São Pelegrino)

Dois Irmãos – dia 08 de agosto (sábado), às 20h
Espaço Cultural Antiga Matriz De São Miguel (Av.São Miguel, 473)

Montenegro – dia 13 de setembro (domingo), às 19h
Teatro da Fundarte (Centro)

Novo Hamburgo – dia 08 de outubro (sábado), às 20h30
Fundação Scheffel (R. Gal. Daltro Filho 911 - Hamburgo Velho)

Gramado – dia 5 de dezembro (sábado), às 21h
Igreja Matriz (Av. Borges de Medeiros, 2659 - Centro)


Porto Alegre – a ser divulgado

Demais informações podem ser conferidas através da fanpage do projeto no Facebook: www.facebook.com/mestresdamusicaclassica

Nenhum comentário:

Postar um comentário